Moldando Ideias

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Flip Book - A animação na palma da mão

Você sabe o que é um Flip Book?
bom, talvez até saiba, mas não conhece a interessante história por traz de uma simples ideia que se tornou muito popular no final do século XIX e início do século XX.

Flip Book nada mais é do que um livro com uma sequência de imagens que variam conforme se vai folheando as páginas rapidamente, dando assim a impressão das figuras estarem se movimentando e criando uma animação.

O primeiro "Cinema de bolso" (como também era chamado o Flip Book ) surgiu em 1868, patenteado por John Barnes, com o nome de "imagem em movimento", e se tornou a primeira forma de animação a usar uma sequência linear ao invés da circular, como os Fenacistoscópio. O Flip Book faz parte do passado tanto da animação como também do cinema, pois alguns cineastas utilizaram a base do Flip Book ou ele propriamente dito para montar suas exibições.

Mais esta "ferramenta" de animação ainda não se tornou passado, atualmente é utilizado em livros infantis, aplicado como divertimento para desenvolver a criatividade e curiosidade das crianças e também feitos para participar de festivais de Flip.

O primeiro festival de flip internacional foi realizada em 2004, pela Akademie Schloss Solitude de Stuttgart. Outro festival de flip book internacional foi realizado em Linz, na Áustria, em 2005. Pois é, flipbook é coisa séria, mas coisa séria divertida.

Animação Matrix flipbook
------------------>




Le Parkour
------------------>


O video a baixo não é um flip book, porque obviamente não está no formato linear de um livro, porém a base é a mesma, mas de uma maneira mais dinâmica e criativa. O trabalho foi desenvolvido por uma estudante de Design Gráfico de Singapura, as ilustrações foram feitas quadro a quadro com a técnica de caneta. Pelo que entendi da legenda que ela deixou no video do site vimeo, ela se inspirou em um velho flip livro (não consegui encontrar nada sobre ele). Ela teve uma ajuda na pós-produção do Noel Lee, que ajudou a juntar as sequências.
O enredo mostra um praticante de Le Parkour mostrando suas habilidades em obstáculos de uma cidade.



Outros FlipBooks interessantes
<------------------------------------->
Créditos: O criativo flip book dos simpsons esta no canal Selo Cultura do site vímeo.

Dica :
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Se interessou por FlipBooks, o site imazul divulga os festivais que acontecem no Brasil. E olha, os prêmios ficam por volta dos R$ 2.000,00 reais, portanto vale a pena usar um pouco de criatividade e didicação para participar. Acesse Imazul e fique informado do que anda acontecendo.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------